A curva (ou fronteira) de possibilidades de produção (CPP) expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.



Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:



I - Devido à escassez de recursos, a produção total de um país tem um limite máximo, uma produção potencial ou produto de pleno emprego, quando todos os recursos disponíveis estão empregados (todos os trabalhadores que querem trabalhar estão empregados e não há capacidade ociosa).

II - Quando falamos em CPP, os principais valores analisados são o que produzir e como produzir. Isto porque este recurso permite à indústria analisar previamente qual produto poderia ser produzido em maior quantidade ou por mais tempo.

III - A CPP é vista como básica porque, por meio dela, é possível considerar os fatores de produção para chegar à capacidade produtiva da empresa, cidade ou país. A eficiência produtiva será o fator determinante sobre a possibilidade de investir em determinado tipo de produto ou não.

IV – A escassez de recursos e de fatores de produção é um dos elementos que explicam a necessidade de os agentes tomarem decisões com base em escolhas racionais. A CPP é uma forma de representação do trade-off a que os agentes econômicos estão submetidos.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I, II e III apenas.

b)
I, II e IV apenas.

c)
II, III e IV apenas.

d)
I, III e IV apenas.

e)
I, II, III e IV.